Meditação

Meditação:

A meditação consiste de práticas diárias envolvendo essencialmente concentração da atenção. Embora apareça com uma aura mística, sua prática regular proporciona vários benefícios e aperfeiçoamentos práticos, como (experiência própria):

- descanso físico, mental e emocional

- aumento da capacidade de concentração

- maior auto-liderança

- maior liberdade de escolha

- senso de identidade mais livre e mais rico em possibilidades.

Segundo Lia Diskin, em entrevista à revista SuperInteressante em março de 2001, os benefícios da prática da meditação para a saúde, a inteligência e o equilíbrio psíquico são:

"A meditação reduz a ansiedade, torna a respiração equilibrada e profunda e melhora a oxigenação e a freqüência cardíaca. Seu reflexo no sono é um repouso mais tranqüilo, sem interrupções. Além disso, ela atenua enxaquecas e resfriados, acelera a recuperação no pós-operatório e auxilia a digestão alimentar. No campo psíquico, a prática mantém a pessoa num relativo estado de equilíbrio, com uma lucidez que a impede de entrar em conflitos emocionais internos, principalmente de origem afetiva. Há, por parte de quem a pratica, muito mais clareza mental, objetividade, paciência, compreensão e justiça."

A meditação em geral pode envolver sons, mas não linguagem falada ou pensada, ao contrário, um dos objetivos é justamente ativar um nível de não-pensamento lingüístico, que embora seja útil em algumas situações, não o é em outras.



Relachamento e meditação :


uma técnica de relaxamento cuja finalidade é o equilíbrio físico e mental. Criado pelo neurólogo alemão Johannes H. Shultz.

Como enfrentar as Adversidades


Como enfrentar as adversidades?
A rotina massacrante?
Os temores? A ansiedade? O stress?
Existem diversos meios. Um deles? O relaxamento.

O que é relaxamento?
A origem da palavra é latina: relaxo, are; desembaraçar, descansar, repousar, soltar. Vamos então desembaraçar nossos pensamentos, soltar nossa mente e repousar.

Mas como?
Simples. Com treinamento diário, confiança, persistência, determinação.
Eliminando a preocupação e o medo através da mudança de atitude mental.


O que é o treinamento autógeno?
É uma técnica de relaxamento cuja finalidade é o equilíbrio físico e mental. Criado pelo neurólogo alemão Johannes H. Shultz.

Traduzido pelo Dr Cesário Morey Hossri, psicólogo e cientista de renome internacional. “É tido como um perfeito instrumento terapêutico contra o estresse, a angústia, neurose e todas as doenças nervosas da civilização moderna”.

O auto-relaxamento concentrativo permite conseguir um estado de repouso semelhante ao sono, possibilitando uma “pausa profilática de repouso”, normalização e desenvolvimento das funções psíquicas básicas como Memória, Atenção e Concentração, autodeterminação, autodomínio, auto-segurança, controle emocional.

Permite desenvolvimento e aprimoramento da personalidade dos indivíduos normais. É uma conquista só encontrada paralelamente nas práticas místicas orientais tais como Ioga, Taoísmo, Lamaísmo e Zen-Budismo.

É um dos recursos para realizar a integração da personalidade.
O relaxamento produz:
Autotranqüilização.
Autodeterminação.

Maior controle das reações emotivas – fisiológicas.
Condições para enfrentar a angústia.
Condições para aflorar os diversos materiais do inconsciente.
Condições de desvendar os mecanismos inconscientes.
Aumento dos sonhos.

Condições que facilitam a psicanálise.
Reforçamento do EGO.
Condições de interiorização.
Desenvolvimento da capacidade criativa e artística.
Supressão da dor.

Aumento do rendimento no trabalho qualitativamente e quantitativamente.
Homeostase (a capacidade do corpo para manter um equilíbrio estável a despeito das alterações exteriores).

Unificação e integração do EU com o UNIVERSO
Despertar a consciência cósmica.
O T.A. (treinamento autógeno) é um “excelente meio para uma pausa profilática de repouso e medida preventiva contra as doenças nervosas”.
Inicialmente há uma quebra da resistência para depois realizar o processo reconstrutivo.

A vida, a liberdade, a aventura do homem em busca de renovação positiva pode provocar inquietação e expectativa entre um fato esperado ou temido, como conseqüência lógica de fatos e situações precedentes.

Essa ansiedade é um estado normal, se for episódica. Caso mantenha-se contínua é patológica, pois provoca confusão mental, impotência, aniquilamento, paralisação diante do perigo podendo esterilizar e destruir a vida.

A tensão contínua leva à exaustão física e mental consumindo as energias positivas do indivíduo. Essa luta pela autopreservação provoca um conjunto de alterações no organismo. Células desaparecem da circulação sanguínea, outras tantas se desintegram e há uma diminuição da resistência. Surge então o estresse.

Para o indivíduo recuperar seu equilíbrio, torna-se necessária a assistência médica, psicológica, o descanso, a alimentação adequada, a higiene mental, a recreação, etc. Entre esses recursos estão as técnicas de relaxamento.

Condições para praticar o T.A.
Um exame médico para verificar suas condições de saúde. Se houver um órgão doente a concentração no mesmo deverá ocorrer quando ao final do treinamento. Exemplo: se você tiver um problema respiratório ou cardíaco o exercício do pulmão ou coração será o último a ser realizado.

Observação: Se estiver utilizando medicamentos ou fazendo outro tipo de tratamento deverá mantê-lo até que o médico determine sua alta.

O T.A. é indicado como auxiliar ou meio preventivo nos tratamentos de saúde, pois provoca resultados imediatos na redução da fadiga e tensão nervosa, aumentando a resistência do organismo.

Para iniciar o treinamento basta o indivíduo estar determinado a modificar sua vida. Usando a experiência do passado para evitar novas falhas, melhorando a cada dia a maneira de pensar e agir. Proporcionando qualidade de vida.

Traçar novos rumos e trabalhar para atingí-los, com confiança. A persistência permitirá que atinja o sucesso.

Acredite que é capaz e vá à luta. Você merece vencer. Ser feliz!
Repetir os exercícios diariamente pela manhã, tarde e noite permitirão a assimilação da técnica e o autocontrole ocorrerá naturalmente.

Investir em si mesmo uma hora diária durante um mês, dois meses, um ano, para conseguir realizar os seus sonhos.

“SOMENTE EU POSSO MUDAR A MINHA VIDA”
“SOMENTE NÓS PODEMOS GERAR E ACEITAR A NOSSA PRÓPRIA FELICIDADE; OS OUTROS PODEM REALÇÁ-LA, MAS NÃO PODEM CONCEBÊ-LA A NÓS”. Terry Lynn Taylor
TENTAR… REPETIR… TENTAR… ATÉ CONSEGUIR
ORIENTAÇÃO GERAL PARA A PRÁTICA DO T.A.

01) Para atingir a descontração muscular, utiliza-se a vivência da sensação de peso (poderá também ocorrer sensação de leveza ou formigamento).

a) postura adequada – decúbito supino (deitado de costas) ou sentado.
b) respiração profunda, lenta (três vezes). Após respirar normal e tranqüilamente.
c) utilização da tela mental (visualizar um local agradável que infunda bem estar).
d) imaginar e vivenciar as seguintes “fórmulas”:

Estou tranqüilo… tranqüilo… tranqüilo.
Meu pé direito está pesado…pesado…pesado… Ou bem leve, solto, bem leve, solto, bem leve, solto.

Minha perna direita está pesada…pesada…pesada, ou bem leve(repetir sempre três vezes).
Meu joelho direito está pesado…pesado…pesado.

Minha coxa direita está pesada…pesada…pesada.

Vivenciar pele, músculos, ossos, circulação, etc.

Tudo sendo regenerado, célula por célula.

Abrir e fechar as mãos, flexionar os braços;
b) respirar profundamente;
c) abrir os olhos.

Obs: Repetir o exercício três vezes ao dia, durante sete dias seguidos deixando-se “levar” passivamente.

Após a sensação de peso (leveza) se generalizará pela lei da “transferência psicológica”. A fórmula inicial acrescenta-se mais um membro. Dessa forma teremos:

a) Estou tranqüilo… tranqüilo… tranqüilo.
b) Minhas pernas estão pesadas…pesadas…pesadas.
c) Meus braços estão pesados…pesados…pesados.
d) Meu tronco está pesado…pesado…pesado.
e) Estou tranqüilo… tranqüilo… tranqüilo.

02) A vivência da sensação do calor provoca a vasodilatação dos vasos periféricos.

Meu pé está suavemente aquecido, ou morno, etc.

03) A auto-regularização cardíaca é um meio a mais para se conseguir a autotranqüilização.
Depois de o sujeito estar num estado plenamente “relaxado – tranqüilo – pesado e morno”, passará a concentrar-se no coração vivenciando seus batimentos regulares, fortes e rítmicos.
Meu coração bate tranqüilo e normal… (três vezes).

Relachamento perfeito:


Exercício para um Relaxamento equilibrado, Feche os seus olhos e faça um passeio mental pelo seu corpo, começando pelos dedos dos pés e trabalhando até o topo de sua cabeça.


Realize este exercício em uma hora e lugar que você não possa ser perturbado. O local deve ser agradável e bem ventilado. Lembre-se que a temperatura da superfície do seu corpo baixará consideravelmente neste exercício.

Deite-se em uma superfície dura( ou, se preferir, sente-se em uma cadeira de espaldar duro).

Fique bem quieto por vários minutos, mantendo seus olhos abertos. O local deve estar um pouco escurecido, mas não em completa escuridão.

Mantenha suas mãos no lado do seu corpo e suas pernas descruzadas. (Isto auxilia o fluxo da energia psíquica).



Agora, imagine que você está endurecendo como cimento ou gelatina. Imagina que você seja capaz cada vez menos de movimentar-se até que, finalmente, seu corpo esteja completamente imobilizado.

Não mova um músculo. Isto pode não ser tão fácil quanto parece; o cérebro é preguiçoso, em particular quando vem em relação a qualquer tipo de esforço exigido e ele fará o seu melhor para fazer você trocar sua posição, coçar seu nariz( pode produzir um espirro), bocejar, engolir, etc. Você deve resistir à urgência de fazer qualquer movimento.

Pelo contrário, você deve permanecer absolutamente parado por pelo menos cinco minutos. Se você se sentir desconfortável, esta é a intenção.

Feche os seus olhos e faça um passeio mental pelo seu corpo, começando pelos dedos dos pés e trabalhando até o topo de sua cabeça. Dê uma atenção especial aos músculos dos ombros, pescoço e mandíbulas.

Não faça, neste estágio, nenhuma tentativa de relaxar as várias partes do seu corpo, simplesmente torne-se consciente de cada grupo de músculos e faça um registro mental da tensão que eles estejam. Este passeio de inspeção deve levar cerca de três minutos para ser completado.

Agora, respire fundo, inspire por sua boca e expire por seu nariz, esvazie seus pulmões completamente de cada vez. Depois, respire normalmente novamente, por seu nariz.

Estique os dedos do seu pé esquerdo tanto quanto possível e segure esta tensão por dez segundos. Relaxe os músculos e imediatamente estique os dedos do seu pé direito.

Mantenha a tensão por dez segundos e depois relaxe os músculos e imediatamente transfira sua atenção para a panturrilha esquerda, tencionando os músculos aqui por dez segundos… relaxe e imediatamente tencione o músculo da panturrilha direita… e faça assim com cada parte do corpo, a cada vez tencionando os músculos por dez segundos e relaxando e transferindo para um grupo diferente de músculos.

Você deve completar esta seqüência franzindo sua testa – segurando e relaxando. É importante que a troca de atenção – e tensão- seja imediata.

Neste estágio você deve observar sua respiração. Comece por ouvir simplesmente ao som do ar movendo-se através de suas narinas : sinta o ar enchendo e esvaziando seus pulmões. Gradativamente, dê inspiradas mais longas e mais profundas e tente respirar sem fazer nenhum barulho, suavemente, constantemente e silenciosamente.

Respire com sua barriga ou diafragma inferior, no início de cada inalação, enchendo seu diafragma superior por último. Quando expirar, esvazie primeiro seu diafragma superior e depois o inferior. Tente fazer que tudo isto seja um movimento suave.

Expire completamente de cada vez. Deve levar alguns segundos a mais para expirar do que para inspirar. Se você inspirar contanto até oito, você deve expirar contando até dez.

Torne-se consciente da força da gravidade empurrando o seu corpo para baixo. Sinta o seu próprio peso, sinta o peso dos seus dedos, mãos, braços, pernas e cabeça.

Você provavelmente já viu os filmes do Drácula onde o Conde é exposto a uma dose letal de luz do dia, e onde seu corpo começa a se desintegrar diante de seus olhos, e que dentro de minutos não há nada a não ser um monte de poeira.

Você deve agora imaginar que o mesmo processo de desintegração está acontecendo com
você.

Visualize o seu corpo começando a se vaporizar. Sinta os seus dedos, depois sua mãos, e então os seus braços se transformando em poeira. Imagine, tão fortemente você possa, que seu corpo inteiro está transformando-se em um pó fino sobre o chão(ou cadeira).

Se você tiver seguido as instruções anteriores apropriadamente você deve ter quase nenhum problema em imaginar isto; as vezes a sensação de “transformação em pó” ocorre espontaneamente com a volta do relaxamento profundo.

Você transformou-se em um monte de poeira. Agora, imagine que um leve brisa está soprando você, espalhando o seu pó em todas as direções…. até que não haja mais nada apenas a sua consciência.

Quando você estiver pronto dê a você mesmo a instrução, ou mentalmente ou em voz alta: “No momento em que eu contar de dez até um e dizer a palavra……….(escolha uma palavra apropriada para você) três vezes.
Eu imediatamente estarei completamente relaxado, como estou agora”.
Repita esta frase várias vezes.

Para terminar o exercício, respire profundamente e estique seu corpo suavemente. Diga para sim mesmo: “Na contagem de três, abrirei meus olhos e estarei completamente acordado, alerta e renovado.” Você pode auto-sugerir-se
positivamente neste estágio.

‘Um … Dois … Três’

Abra seus olhos. Mexa seus ombros. Estique suas pernas. Dobre suas mãos algumas vezes, e vagarosamente levante-se.

A força da respiração:


Certa vez, alguém que vivia em busca da verdade foi ter com um grande mestre a fim de ser levado à experiência dos estados superiores da consciência através da meditação e Respiração.


Vendo que ele estava mais interessado em obter poder sobre os outros do que no aperfeiçoamento espiritual, o mestre levou-o a um rio e, fazendo-o submergir, segurou-lhe a cabeça sob a água até ele quase se afogar.

Só então o deixou livre, perguntando-lhe: “Qual era o seu maior desejo quando estava debaixo da água?”

Esgotado e respirando profundamente, ele respondeu:”Eu queria ar!” “Então volte”, disse o mestre, “quando o seu desejo pelo próprio aperfeiçoamento for tão grande quanto o seu anseio por ar!”Sem alento não há vida!



Podemos viver um bom tempo sem alimento, mas só alguns minutos sem ar.
Todos sabemos disso. Poucos, porém, sabem que respirar pode significar muito mais do que deixar que o corpo apreenda o ar de que necessita.

Poucos sabem que a respiração representa um importante elo entre o corpo e o espírito, e que exerce uma profunda influência sobre o evento psicossomático.

Por isso, o treinamento sistemático da respiração – apresentado neste livro com exemplos os mais variados – pode levar a um sensível bem-estar e a experiências positivas em todos os níveis da nossa existência.

Atualmente, o treinamento da respiração faz parte dos muitos caminhos de salvação oferecidos, podendo a “salvação” ter neles o significado de “cura”.

No entanto, a maioria das disciplinas que devem levar à salvação normalmente se restringe ao método da experiência corporal e da imaginação, negligenciando o importantíssimo papel que a respiração pode desempenhar nisso.

O caminho hindu da ioga, com seu treinamento meditativo da respiração, faz parte dos mais conhecidos métodos de treinamento.

Descobertos há milênios, durante largo período de tempo esses exercícios só foram transmitidos, em sigilo, nas associações secretas e nas escolas iniciaticas.

Só agora, na nossa época, estes assomam

1. Além das escolas de mistérios do Egito e da era clássica, fazem parte delas os primeiros cristãos (os gnósticos), os monges do monte Atos, os franco-maçons e os rosacruzes.novamente à luz, depois do longo tempo de subnutrição espiritual e de orientação puramente materialista que o mundo ocidental teve de atravessar.

Todos os caminhos e terapias alternativas dos nossos dias visam conduzir o homem de encontro ao seu interior, promover seu autoconhecimento e transformar o seu ego exterior numa forma superior de consciência.

Uma contribuição essencial para isso pode resultar da respiração que é a expressão de um processo profundamente interior.

Com ela, temos em mãos um instrumento que, conduzido pela nossa vontade, tem a possibilidade de dirigir-se até os processos inconscientes e autônomos do nosso corpo, possibilidade essa da qual somente o homem, entre todos os seres vivos, pode dispor.

Assim, por exemplo, a atividade cardíaca, a freqüência do pulso, a digestão e também as emoções reprimidas podem ser influenciadas, profundamente modificadas e até eliminadas pela respiração objetivada.

Quem não ouviu falar dos iogues que se deixam enterrar vivos por três semanas?As nossas formas espirituais – a concentração, a memória e o discernimento -, tiram proveito da respiração orientada, do mesmo modo com que nossa constituição psíquica, a exercitar-se paciente-mente e a libertar-se da escória da emoção negativa.

Podemos experimentar em nós mesmos aquilo de que a respiração é capaz: sentando-nos em posição ereta, numa cadeira, concentramo-nos na respiração e, de olhos fechados, eliminamos todos os outros pensamentos.

Agora, prolongamos, pouco a pouco, o tempo de expiração e da inspiração, “observamos a respiração”.Depois de cinco minutos, iremos sentir que uma calma benéfica nos invade, e que as nossas preocupações e os nossos problemas diminuiram.Outro exemplo: vamos a uma festa popular e entramos na “montanha russa”.

Cada vez que os carros descem, temos uma sensação de náusea no estômago; somos presas do medo. Mas, se inspirarmos profundamente enquanto descemos, o medo não se apresentará!Esses são apenas dois exemplos da influência da respiração orientada conscientemente.

Os chineses são da opinião que a respiração calma prolonga até mesmo a vida. Seus filósofos afirmam que, quando o homem nasce, é-lhe proporcionado um determinado número de respirações.

Caso respire rápida e agitadamente, a sua energia vital logo chegará ao fim. Exemplo disso eles vão buscar no macaco arisco, de vidacurta, e na tartaruga centenária com a sua respiração acentuadamente lenta.

Fontes bem orientadas e fidedignas vindas do Oriente nos falam de resultados respiratórios verdadeiramente miraculosos.

Sabemos, assim, de monges tibetanos que, no frio intenso, sentam-se nus sobre a neve, tendo de secar certo número de lençóis molhados, antes de serem admitidos em determinados rituais da vida monástica. Eles treinam o Tum-Mo, um exercício respiratório que produz calor.

A. Jusseck, um psicoterapeuta conhecido,2 que atualmente vive nos Estados Unidos, deve a esse exercício a salvação da sua vida, quando estava em Stalingrado.

A famosa exploradora do Tibete, Alexandra David-Néel, descreve como outros monges tibetanos que se submeteram, durante anos, a certos exercícios respiratórios são capazes de vencer grandes distâncias como se tivessem “botas de sete léguas”, mais voando como pássaros do que andando, tocando a terra só de vez em quando com a ponta dos pés.

3 Em tempos mais recentes, sabemos que, na psicoterapia, uma influência especial da respiração pode levar os pacientes a um nível diferente de consciência (“estado Alfa ou Teta”), no qual tornam a surgir experiências que já haviam desaparecido da memória (terapia primária, rebirthing).

E o moderno método do superlearning que no estudo de línguas também é apoiado por exercícios respiratórios.Esses exemplos devem ser suficientes para esclarecer o extraordinário efeito a que pode chegar a função respiratória orientada.

A respiração correta promove não apenas a agilidade do corpo, a vigilância do espírito e o equilíbrio da psique, mas também uma capacidade maior do hemisfério direito do cérebro, ao qual compete a fantasia, a vida onírica e as capacidades criativas.

Esse hemisfério foi negligenciado nos nossos dias em prol do culto do intelecto. Redescoberto, ele confere sentido e alegria à nossa existência e à nossa individualidade.

Respirar corretamente proporciona um acréscimo de energia ao nosso corpo sutil, também chamado corpo cinestésico, etérico ou corpo prana, porque, pela respiração, aspiramos não apenas oxigênio, mas também o elixir criativo da vida (que os hindus chamam de “prana” e os chineses de “ki”), que mantém vivo o nos 2.

Ver A. Jusseck, O encontro do sábio dentro de nós, Goldmann 1986.3.

A. David-Néel, Mystiques et Magiciens du Tibet, Librairie Plon 1972.50 corpo psíquico, fortalece a membrana celular e reforça o sistema imunológico.

A respiração correta pode nos tirar da polaridade – que sofremos desde a “expulsão do paraíso” – e nos fazer voltar à unidade, na qual a criação já não se apresenta mais como algo separado de nós, mas como solidariedade do destino em relação a tudo o que vive.

Assim, o mergulho no interior de nós mesmos, mediante a respiração, não nos separa de modo algum dos nossos companheiros -coisa que muitos receiam; ao contrário, melhora nosso relacionamento social, a simpatia e o amor humano.

O ar é o elemento de comunicação com o tu. Tudo tem de respirar, as plantas, os animais, as árvores e também a colméia e até uma orquestra.

O próprio universo, uma vez por dia, inspira – da meia-noite ao meio-dia – e novamente expira – do meio-dia à meia-noite.

Por isso, o melhor momento para os nossos exercícios é a primeira metade do dia. Mas o alento de Brahma, o grande criador dos mundos, abrange, segundo o pensamento hindu, eras siderais, cujo ciclo atual nos trouxe a era da escura deusa Kali, dos sacrifícios humanos, das guerras e guerrilhas sangrentas, das agressões.

Uma razão a mais para procurarmos auxílios libertadores que nos conduzam à luz!Respirar corretamente significa levar a consciência a todas as partes do corpo. No entanto, este é o elemento fundamental da transformação integradora do nosso ser.

Se unirmos o alento à força da nossa imaginação – como o faz um químico hábil com seus ingredientes – experimentaremos um surpreendente acréscimo das nossas possibilidades e, no fim de tudo, da totalidade da nossa força vital.

Um exemplo: de olhos fechados, imaginemos nosso joelho direito, com a rótula, os tendões e os ligamentos. Agora, “respiremos vigorosamente para dentro do joelho”, o que vivifica ativamente a imaginação.

Podemos também pôr a mão direita – a doadora – sobre o joelho, imaginando que o fluxo energético passa, com a respiração, através do braço e da palma da mão, diretamente para o joelho. Dentro em pouco, a sensação de calor com a sua força de cura surgirá nesse local.

Como um servo fiel, a respiração se submete à nossa vontade.Falando de “vontade”, não devemos cometer o erro de evocar ambições competitivas nesses exercícios altamente diferenciados. Nesses exercícios, não interessa quem respira melhor, quem absorve mais ar ou quem suspende a respiração por mais tempo.

Os efeitos devem se instalar bem devagar, como por si mesmos, como que “furtivamente”. Não sendo assim, logo surgirão tensões e bloqueios, como podemos observar diariamente nos rostos crispados dos iogues.

Feitos com boa vontade e assiduamente, os exercícios respiratórios representam uma atividade relaxante, natural e alegre. Ranger os dentes durante sua execução é despropositado.

No caso, trata-se de uma atitude que nós, ocidentais, achamos muito difícil compreender: o Wu-Wei oriental, a não-ação na ação. isso quer dizer: sem agarrar-se a um objetivo, sem ambição e sem o desejo egoísta de lucro (coisa que existe também no terreno espiritual) desenvolver uma atividade criativa, deixar fluir as energias e, no nosso caso, “abrir-se ao alento”.

Em relação a isso, os hindus têm uma bela metáfora. Dizem eles: “Busca a tua estrada de auto-realização no meio, entre o caminho dos gatos e o caminho dos macacos!” É que o gatinho, todo indolente, deixa que a mãe o carregue, segurando-o na boca, ao contrário do macaquinho, que se agarra com toda a força à sua progenitora.

Respirar é prazer, mas não no sentido hedonista de gozar a vida. Ao respirar, “sorrimos” para os pulmões. Respirar é um ato inspirado. Inspirar significa soprar para dentro; assim, o alento é uma dádiva divina. Porque, tal como está na Bíblia, Deus insuflou o ruach ou pneuma no torrão de terra, Adão.

Ambas as palavras, de origem hebraica e grega, significam, além de “alento”, também “espírito”. Mais adiante, reza a Bíblia:.e assim o homem tornou-se uma alma viva”. Isso quer dizer que, no seu sentido mais profundo, o alento é um instrumento divino e um guia, sempre presente, que leva à grande libertação.

Sobre os Exercícios Os exercícios reunidos neste livro são o resultado do trabalho de muitos anos com pessoas sadias e doentes. São ordenados segundo os seus efeitos e o grau de dificuldade. A segunda parte inclui também exercícios que pressupõem certo “treino” da respiração e da capacidade de imaginação.

Quem encontrar dificuldades nessa última parte não deve desanimar, mas tomar repetidamente a imagem e colocá-la diante do seu olho espiritual, porque essas imagens constituem uma excelente ajuda. Aquilo que no início parece ser uma montanha intransponível mais tarde se torna um simples outeiro.

Incluímos no nosso programa, com alguma reserva, o ensinamento dos sete centros energéticos da ioga. hindu (a doutrina dos chacras).

De início, o principiante não deve se preocupar com estes centros que, em nível sutil, participam da transformação do corpo, do espírito e da alma.

Mesmo assim, em cada exercício respiratório, eles são ativados e postos em movimento. E como atualmente a maioria das disciplinas físico-espirituais pressupõe o seu conhecimento, não queremos nos subtrair à sua explicação.

Esperamos que a singela exposição da parte B (exercício 37) seja suficiente para facilitar, mesmo ao não-iniciado, a sua localização e inclusão no treinamento respiratório de cada dia.

Não se deve esquecer que mesmo os exercícios muito simples são dotados de efeitos surpreendentes, e que a concentração necessária no centro interior, realizada de olhos fechados, já traz, por si só, sensíveis conseqüências no decurso do dia.

Recomenda-se escolher sempre um ou dois dos exercícios, repeti-los três a sete vezes e manter essa prática durante uma semana.

Todos os exercícios devem ser realizados com calma, descontração e prolongando a respiração dentro do possível, de certo modo em “câmara lenta”. Alguns poucos exercícios, de manhã cedo, com a janela aberta, já modificam a nossa consciência. temos para o trabalho com mais prazer.

Inconscientemente, a respiração ritmada nos acompanhará ao longo do dia, quer passemosa maior parte do tempo em casa ou no escritório quer sejamos desportistas ou operários.Para todos os exercícios, indica-se a postura respectiva mais favorável.

Quer sentado, em pé ou deitado, o mais importante é manter sempre a coluna vertebral reta e a bacia na posição correta.Com poucas exceções, todos os exercícios podem ser praticados quando se está sentado ou deitado, de modo que urna pessoa que está de cama e desejosa de acelerar sua convalescença, também poderá fazê-los.

Em cada exercício, seu principal efeito sempre é apontado. Mas é preciso não esquecer que todo o sortimento de exercícios respiratórios representa uma ajuda para que nos tomemos mais vigorosos, positivos e sadios.

Os exercícios devem ser praticados de olhos fechados, em atitude meditativa, dirigida para o interior. Um nariz desobstruído é requisito essencial para alguém se sair bem.

Se uma das narinas funciona mal, pode tornar doente todo o lado do corpo correspondente a ela por insuficiência de prana e de oxigênio, razão pela qual, nesse caso, se deveria praticar mais vezes com o lado do nariz que, por algum motivo, esteja impedido.

E importante respirar pelo nariz a fim de manter a umidade das mucosas, aquecer o ar e livrá-lo de poeira.Um recinto calmo e bem arejado, ou um local quieto no seio da natureza, serão condições vantajosas, se quisermos ser bem-sucedidos.

Mais tarde, os exercícios simples poderão ser realizados também junto à escrivaninha, no avião ou durante um passeio.A afirmação de alguns críticos de que os exercícios seriam perigosos pode ser conscientemente refutada por nós que temos melhor conhecimento do assunto.

Em todos estes anos, não encontramos ninguém que, por fazê-los, tenha adoecido física ou espiritualmente. É lógico que certas células nervosas dão o alarme, quando nos enchemos exageradamente de ar ou fazemos continuamente exercícios com a coluna vertebral.

Esse perigo ameaça especialmente os neuróticos graves e os psicopatas, que exageram tudo.

Afinal de contas, visto desse modo, “todo remédio também é um veneno”, conforme diz o grande médico Paracelso.Como já se mencionou no prefácio, todos os exercícios devem ser praticados com uma atitude de descontraída dedicação.

A expiração deve ser acentuada para que a inspiração venha, em seguida, por si mesma, por termos ampliados os espaços interiores. Ao expirar sempre devemos ser generosos.

A ajuda por meio da imaginação, associada a cada um dos exercícios, apóia os seus efeitos, oferecendo uma espécie de palavra mágica que mergulha no inconsciente, onde continua atuando.

Dessa forma, já entramos um pouco na esfera da magia. A percepção interior intensiva dos espaços corporais tocados complementa cada exercício respiratório, tornando-o um pequeno ritual.

Como meditar:


Por que meditar? Antes de tudo, para conseguir um total descanso. Você sabe, que nem sempre uma noite de sono proporciona um descanso real.


Com os músculos da face tensos, torcendo-se e remexendo-se, enquanto sonha, a pessoa não pode descansar de verdade.

O simples deitar-se não oferece descanso, pelo menos enquanto a pessoa está muito inquieta e põe-se a remexer de um lado para o outro.

Deitar-se de costas com braços e pernas estirados, a cabeça sem se apoiar sobre nenhuma espécie de travesseiro – esta sim, é uma posição boa para descansar, praticar respiração e relaxar os músculos; mas desta forma é também fácil pegar no sono. Deitado, você não poderá meditar por tanto tempo quanto se estiver sentado.


É possível, entretanto obter total descanso numa posição sentada e, por conseguinte atingir maior profundidade na meditação assim dissolver preocupações e problemas que bloqueiam sua mente.

Eu sei que (…) há muitos que podem sentar na posição de lótus completo, o pé esquerdo apoiado sobre a coxa direita e o pé direito apoiado so bre a coxa esquerda.

Outros podem sentar em meio lótus, o pé esquerdo apoiado sobre a coxa direita ou o pé direito sobre a coxa esquerda. Na nossa aula de meditação, em Paris há pessoas que não conseguem sentar em nenhuma dessas posições e por isso ensino-lhes a maneira japonesa, ou seja, com os joelhos dobrados e o tronco apoiado sobre ambas as pernas.

Pondo alguma espécie de acolchoado sob os pés, a pessoa pode facilmente permanecer nessa posição por hora ou hora e meia.

Mas na verdade qualquer pessoa pode aprender a sentar em meio lótus, ainda que no início possa causar alguma dor. Gradualmente, após algumas semanas de treino, a posição se tornará confortável.

No início, enquanto a dor ainda causar muito desconforto, a pessoa, deve alterar a posição das pernas ou a posição de sentar. Para as posturas de lótus completo e meio lótus convém sentar-se sobre uma almofada, de forma a que os dois joelhos se apóiem contra o chão.

Os três pontos de apoio dessa posição proporcionam uma grande estabilidade.

Mantenha as costas eretas. Isso é muito importante. O pescoço e a cabeça devem ficar em alinhamento com a coluna. A postura deve ser reta mas não rígida. Mantenha os olhos semi-abertos, focalizados a uns dois metros à sua frente. Mantenha leve sorriso.

Agora comece a seguir sua respiração e a relaxar todos os músculos. Concentre-se em manter sua coluna ereta e em seguir sua respiração. Solte-se quanto a tudo mais. Abandone-se inteiramente.

Se quiser relaxar os músculos de seu rosto, contraídos pelas preocupações, medo e tristeza, deixe um leve sorriso aflorar em sua face. Quando o leve sorriso surge, todos os músculos faciais começam a relaxar. Quanto mais tempo o leve sorriso for mantido, melhor.

É o mesmo sorriso que você vê na face de Buda.


À altura do ventre, pose sua mão esquerda com a palma voltada para cima sobre a palma da mão direita. Solte todos os músculos dos dedos, braços e pernas. Solte-se todo como as plantas aquáticas que flutuam na corrente, enquanto sob a superfície das águas o leito do rio permanece imóvel.

Não se prenda a nada a não ser à respiração e ao leve sorriso.


Para os principiantes, convém não ficar sentado além de vinte ou trinta minutos. Durante esse tempo você tem que ser capaz de obter descanso total. A técnica para tal obtenção reside em duas coisas: observar e soltar, observar a respiração e soltar tudo mais. Solte cada músculo de seu corpo.

Após uns quinze minutos, uma serenidade profunda poderá ser alcançada, enchendo-o interiormente de paz e contentamento. Mantenha-se nessa quietude.

Algumas pessoas encaram a meditação como uma labuta, desejando que o tempo passe rápido a fim de descansarem depois. Essas pessoas não aprenderam ainda o que é meditar. Se você sentar de forma correta, é possível encontrar total relaxamento e paz, exatamente nessa posição.

Geralmente sugiro a essas pessoas que meditem tendo em mente a imagem de um seixo atirado ao rio.

Como usar a imagem do seixo? Sente-se na posição em que melhor se sentir, lótus completo ou meio lótus, com a coluna reta e leve sorriso nos lábios. Respire devagar e profundamente, acompanhando cada respiração, unificando-se com ela. Desligue-se de tudo. Imagine que você é um seixo atirado no rio.

O seixo afunda na água, sem nenhum esforço. Desapegado de qualquer coisa, ele lentamente afunda pela mais curta distância, para atingir finalmente o fundo do rio, o ponto de descanso perfeito. Você, praticamente, é como o seixo que, desligando-se de tudo, deixou-se cair no rio. No centro de seu ser está sua respiração.

Você não precisa saber quanto tempo leva até que possa alcançar o ponto do perfeito repouso, o leito de areia no fundo das águas.

Quando você se sentir como o seixo que atingiu o fundo do rio, você terá alcançado o ponto em que encontrará seu perfeito repouso. Você não estará mais sendo empurrado ou puxado por nada.

Se você não conseguir encontrar paz e contentamento nesses momentos em que está sentado, então o futuro lhe escapará como um rio que passa, você não poderá fazê-lo voltar atrás, e será incapaz de viver o futuro quando ele tiver se transformado em presente.

Toda a paz e contentamento possíveis são esses que surgem ao sentar-se. Se você não consegue encontrá-los aí, não os encontrará em nenhum outro lugar. Não persiga seus pensamentos como a sombra que segue seu objeto.
Não corra atrás de seus pensamentos. Não adie, seja capaz de encontrar paz e contentamento nesse exato momento em que está sentado.

Esse é o seu tempo, esse lugar em que está senta é o seu lugar. É nesse exato lugar, nesse exato momento, que você pode se tomar um Buda e não sob uma árvore especial em algum longínquo país.

O conforto que lhe proporciona o sentar-se depende de sua assiduidade na prática de manter a mente alerta na sua vida diária. Depende também se você senta ou não de acordo com as instruções.

Uma hora de meditação por noite deveria ser organizada em cada comunidade. E às pessoas de fora, que quisessem participar, deveria ser dado o direito de sentarem também.

Alguém poderá perguntar: é então o relaxamento o único objetivo da meditação? Na verdade a meditação vai muito mais além. O relaxamento, entretanto, é necessário como ponto de partida, já que só após obtê-lo é que a pessoa consegue tranqüilizar o coração e clarear a mente.

Ter o coração tranqüilo e a mente clara já é avançar bastante no caminho da meditação. Não devemos nos esquecer de que alertar a mente para a respiração é um método maravilhoso que pode ser usado sempre e não apenas no início da prática.

No século III, assim escreveu o mestre zen Tang Hoi em seu comentário sobre o Sutra Anapanasati: “Manter a mente alerta à respiração é o grande veículo usado por Buda para salvar todos os seres presos no ciclo de nascimento e morte”.

Medir, seguir e controlar respiração são, portanto, instrumentos poderosos que nos habilitam ao controle da mente.

E para obter controle da mente e aquietá-la, temos que estar alertas também para os nossos sentimentos e percepções, observando e reconhecendo cada sentimento ou pensamento que surge. Assim se referiu a respeito o mestre zen Thoung Chien, ao final da dinastia de Ly: “Se o praticante for capaz de enxergar claramente como funciona sua mente, poderá obter resultados com pouco esforço.

Do contrário, todo seu esforço será perdido”. Só há uma forma de se conhecer a mente: observar e reconhecer tudo sobre ela. E isto deve ser feito todo o tempo, não só nos momentos de meditação como também no dia-a-dia.

Inúmeros pensamentos e sentimentos surgem durante a meditação. E se não estivermos atentos à respiração, seremos arrastados por eles. Mas a respiração não é apenas um meio através do qual podemos nos tomar imunes a tais pensamentos e sentimentos.

A meditação é o veículo que, unindo o corpo à mente, abre as portas da sabedoria. Nossa intenção, ao surgir um sentimento ou pensamento, não deve ser de afugentá-los, pois, continuando nós concentrados na respiração, eles se afastarão naturalmente. Tampouco deve ser de odiá-los, espantar-se ou preocupar-se com eles.

O que deve então ser feito? Simplesmente reconhecer a presença deles. Se surge, por exemplo. um sentimento de tristeza, reconheça-o imediatamente: “Um sentimento de tristeza está surgindo em mim”. Se o mesmo sentimento continuar, continue a reconhecê-lo: “Um sentimento de tristeza continua existindo em mim”.

Se surge um pensamento como: “É tarde, mas os vizinhos ainda estão fazendo barulho”. Reconheça-o da mesma forma e se o mesmo continuar, reconheça que ele está continuando a existir. Reconheço, enfim, qualquer espécie de sentimento ou pensamento que surja.

O essencial é não deixar que eles surjam sem que os reconheça prontamente, tal como a sentinela que, à porta do palácio, observa cada fisionomia que entra ou sai. Não havendo nenhum sentimento ou pensamento, reconheça não estar havendo nem um nem outro.

Esse treino nos faz tomar consciência dos nossos sentimentos e pensamentos. E, através dele, você pode manter o controle da mente. Pode-se, pois, juntar método de alertar a mente à respiração ao de tomar consciência dos pensamentos e sentimentos ao mesmo tempo.

Ao praticar o exercício de alertar a mente, não se deixe dominar pela distinção entre bom e mau, criando assim uma luta em seu interior. Sempre que um pensamento positivo surgir, reconheça isso: “Um pensamento positivo acaba de surgir”.

Não se apegue ao pensamento, mesmo que este lhe seja agradável, assim como não tente repeli-lo mesmo que ele lhe seja desagradável. Reconhecê-lo é o suficiente.

Se você tiver se distraído, deve saber que se distraiu, e, se estiver presente, deve reconhecer que está presente. Uma vez alcançada essa consciência, nada mais o perturbará.

Quando me referi à sentinela do palácio, você deve ter imaginado um corredor com duas portas, uma entrada e outra de saída e sua mente qual sentinela registrando cada sentimento ou pensamento que entra ou sai.

Mas a imagem tem uma falha, isto é a idéia de que o que entra e sai é diferente da sentinela, pois os nossos pensamentos e sentimentos são nós mesmos. São partes de nós. Existe a tentação de considerá-los todos ou alguns deles como forças inimigas que tentam perturbar-nos.

Mas, na verdade quando estamos com raiva, nós mesmos somos a raiva. Quando estamos felizes, nós mesmos somos a felicidade! Nós somos a sentinela e o visitante ao mesmo tempo. Somos ambos: o observador da mente e a mente ao mesmo tempo. Por conseguinte, tentar segurar ou repelir qualquer pensamento não é o importante. O importante é estar consciente dele.(…)

A mente, diz o Sutra, é como um macaco na floresta, saltando de galho em galho. Para não perder o macaco de vista, em algum rápido movimento, temos que observá-lo constantemente e nos tornarmos unos com ele. Mente contemplando a mente, é como um objeto e sua sombra – o objeto não pode afastar sua sombra.

Os dois são um só. Onde quer que vá, a mente está sempre subordinada a si própria. O Sutra usa, algumas vezes, a expressão “Amarre o macaco” para significar “Tenha controle da mente”. Mas a imagem do macaco é apenas um meio de expressão.

Não há duas mentes, uma que pula de galho em galho e outra que segue atrás para amarrá-lo com uma corda.

Geralmente, a pessoa que medita espera “ver dentro de sua própria natureza” e, assim, poder despertar. Mas, se você está apenas começando, não espere “ver dentro de sua própria natureza”. Ou melhor, não espere nada.
Não espere especialmente ver Buda ou qualquer versão da “realidade última” enquanto está meditando.

Nos primeiros seis meses, procure apenas estabelecer e desenvolver seu poder de concentração, criar calma interior e contentamento sereno. Você afastará a ansiedade, terá real descanso e aquietará sua mente.
Você se renovará e adquirirá uma ampla, clara visão das coisas, aprofundando e reforçando o amor existente em si.

Meditar é alimento para o espírito e para o corpo. Através da meditação nosso corpo adquire harmonia, leveza e paz. O caminho a percorrer entre observar sua mente e “ver dentro de sua própria natureza” não será muito áspero.

Uma vez capaz de acalmar sua mente, uma vez que seus sentimentos e pensamentos não mais o perturbem, terá chegado ao ponto em que sua mente se estabelecerá na mente. Ela terá controle direto de si mesma, não mais diferenciando o sujeito do objeto.

Ao tomar uma xícara de chá, a aparente distinção entre o que toma o chá e o chá desaparece. O simples ato de tomar uma xícara de chá, então, pode se tomar uma experiência direta e maravilhosa, na qual a separação entre sujeito e objeto não mais existe.

A mente dispersa também é mente, da mesma forma que as ondas que se movem na água também são água.

Quando a mente tiver obtido controle de si própria, quando ela não mais se alimentar de ilusões, se tomará mente verdadeira.

Mente verdadeira é o nosso verdadeiro eu, é unidade absoluta que não pode ser dividida pela ilusória separatividade das coisas, criadas pelos conceitos e pela linguagem.

Ondas alfas:




Seu pensamento ou Meditação é sua verdadeira oração. Todo pensamento que o subconsciente aceita como verdadeiro, ele move céus e terra para realizá-lo.

A mente humana e seu Poder de realização



A MENTE




O que você grava na mente subconsciente, está programado para se tornar realidade física. O pensamento dá a ordem e o subconsciente cumpre. Por isso, você é o resultado dos seus pensamentos.

Você mesmo já teve sonhos, em outros tempos, que lhe pareciam inatingíveis, mas hoje eles são realidade na sua vida. Para realizar um sonho você deve criar forte convicção e não apenas alguma esperança.

Se você tem convicção, sua idéia surgirá, a cada instante, eletromagnetizada e essa força emocional sensibilizará o subconsciente, fazendo-o agir na concretização desse desejo.

O sucesso chega para aqueles que têm certeza do sucesso e, conseqüentemente, caminham na direção dele. Nunca diga que algo é impossível. Todo desejo reforçado pela fé torna-se realidade física.


Para alcançar
A vida é uma festa e está aí de braços abertos para acolher-nos carinhosamente e nos oferecer todas as dádivas. Isso é viver no mundo dos sonhos, pois quem vive, sabe que todo sonho se torna realidade.
Todo sonho já é uma realidade mental que caminha a passos largos para a realidade física.

Mas é preciso sonhar e usar os meios certos para atingir esse objetivo. É preciso querer uma coisa com o coração e sintonizar a mente na mesma freqüência do coração.


Meditando em Alfa
Se você é uma pessoa honesta, leal e de bom caráter, mergulhe na abundância divina que jorra para você como uma chuva torrencial. As riquezas do universo não são limitadas no sentido pregado pelos economistas.

As riquezas, no sentido metafísico, são inesgotáveis e todos podem extraí-las para seu benefício e para benefício da humanidade. Quanto mais você acredita nas riquezas infindáveis do universo, mais riquezas atrairá para si.

Quanto mais você acredita que as riquezas da terra estão à sua disposição, mais rapidamente elas chegarão até você. Se existem ricos ao seu redor e você é pobre, isto é a prova mais cabal de que você pode ser rico como eles, e até muito mais se assim o desejar.

Você está pensando certo quando imagina – e a força do subconsciente está na sua imaginação – a riqueza fluindo aos borbotões para você, circulando por você e seguindo adiante. Você é o universo e, ao mesmo tempo, é parte do universo. Receba os bens, use-os à vontade, transforme-os e devolva-os à livre circulação novamente.

Você nasceu para viver na abundância. Esta é sua única verdade. O resto é ilusão. E não é certo que só poderá progredir dando murro e trabalhando como um mouro.

Utilize seu talento, sua simpatia, sua personalidade marcante e faça a riqueza fluir naturalmente para você. Aproprie-se dela porque ela lhe pertence. Deseje o que é bom e este bem será seu.

O homem é aquilo que pensa o dia inteiro, porque é o fervor com que pensa que faz o desejo tornar-se realidade física. É a lei da ação e da reação. O pensamento é a ação e a resposta do subconsciente é a reação.

Diga muitas vezes ao dia, até impressionar vivamente seu subconsciente: as riquezas de Deus estão jorrando vivamente para mim e todas as minhas contas são pagas devidamente e sempre serão pagas. Ainda me sobre a abundância infinita.

Sou imensamente grato ao Poder Supremo por fazer com que o dinheiro sempre apareça para pagá-las e tomo o dinheiro necessário no meu Banco Divino. A cada pedido, o Poder Supremo sempre me atenderá porque essa é uma lei que nunca falha.

Todo pedido já vem junto com o provimento. É a lei da opulência. Sempre que peço, já estou “ipso facto”, atendido.


O Poder de pensar
Como é o pensamento que aciona o poder do subconsciente, na verdade pensar é poder. Acredite que você e Deus formam uma só unidade todo-poderosa e por isso você irradia paz para todas as pessoas.
Não deve existir lugar para tristeza, mágoas, ressentimentos, solidão e nervosismo.

Esse enlace com a força divina nos fortalece para enfrentar a vida. Isso é mudar o padrão dos pensamentos e, conseqüentemente, mudar os rumos da própria vida.

A FORÇA DA PALAVRA
De Hudyard Kipling: “as palavras são a droga mais poderosa da humanidade”.

Algumas palavras que irradiam energia poderosa: Amor, Fé, Sucesso, Riqueza, Paz, Alegria, Saúde, Harmonia, Vencer, Eu Posso, Deus, Força, etc. A repetição de uma palavra tem força, note como são utilizadas pelos meios de comunicação.

Uma curta frase, repetida muitas vezes como numa canção de acalanto, tem poder. Veja a oração. Neste caso você está usando, conjugadamente, duas forças poderosas: a força energética do pensamento que tem a carga significativa da palavra e a força da repetição. Acredite na força de suas palavras.

Faça jorrar o conteúdo de cada palavra como uma torrente irresistível, e verdadeiros milagres acontecerão.

“Tu Lho rogarás e Ele te ouvirá e cumprirá os teus votos. Formarás os teus projetos e terão feliz êxito e a luz brilhará em teus caminhos” (Jó, 27-28).

A FÉ COMO LEI DO PODER MENTAL
Durante toda a história da humanidade a fé tem sido o grande suporte do homem. Todos os grandes líderes da Bíblia extraíram sua força da fé. Só existe uma forma de acionar o Poder Infinito que é através da fé.

Não a fé no sentido de um sentimento vago, indefinido, esperança imprecisa, mas fé no sentido de certeza de que seu pensamento é verdadeiro. Acreditar, portanto, é aceitar definitivamente uma coisa como verdadeira.

A mente tem suas leis e seus princípios que nunca falham quando usados corretamente. O pensamento cria, o desejo atrai e a fé realiza. Isto quer dizer que tudo o que você pensa, deseja e acredita que vai acontecer, acontece obrigatoriamente.

Peça e receberá! É um princípio simples, mas verdadeiro, porque todo pedido já traz, subjacente, o recebimento. Quando se pede, automaticamente, já se está sento atendido, assim como quando se bebe água, já se está matando a sede. O pedido existe para ser atendido.

Entretanto, para ter seu pedido atendido, deve-se seguir o princípio básico da fé: acredite que o seu pensamento é verdadeiro, ou seja, que o seu pedido já está sendo atendido só pelo fato de ter sido formulado.

Permitir a dúvida, não acreditando que vai ser atendido, é mandar duas ordens opostas e conflitantes ao seu subconsciente. E como seu subconsciente é o seu subordinado todo-poderoso, que não discute ordens, que não raciocina nem seleciona, vai ficar sem condições de realizar seu pedido.

Mandar duas ordens opostas ao subconsciente é o mesmo que não desejar ser atendido. É por esse motivo que muitos pedidos e orações não são atendidos.

QUANDO O ATENDIMENTO É AO CONTRÁRIO
Observe que, sempre que o seu pedido não é atendido, é porque você está fazendo duas orações opostas. Isso significa que você foi atendido, só que negativamente atendido, porque, entre duas ordens opostas e contraditórias, numa você acreditou muito mais do que na outra.

E, nesses casos, com certeza, você pôs muito mais emoção, muito mais energia, no pensamento negativo.

Está errado, também, mentalizar durante dez ou quinze minutos por dia aquilo que se deseja e passar o restante das vinte e três horas e quarenta e cinco minutos mentalizando idéias de fracasso e insegurança. Você precisa acreditar.

Desfaça-se das barreiras negativas. A sua mente é cósmica, e, através dela, você pode entrar em contato com todo o universo.
Quando o subconsciente está ligado a sentimentos de medo, de expectativa, de incerteza, tudo acontece ao contrário daquilo que se deseja.

Ao pedir, veja a pessoa ou aquilo que deseja. Não se volte para as imagens contrárias ao seu desejo. Fixe na mente apenas a imagem que verdadeiramente deseja e o seu subconsciente reagirá de acordo com isso.
Ter fé é acreditar que a imagem colocada na mente se tornará realidade física.

E quanto mais emocionalizado for seu pensamento, com mais força e rapidez vai ocorrer o resultado almejado.

É a fé que opera no subconsciente. Na realidade não é a religião, o objeto ou a imagem que produzem o resultado, mas a crença que você tem de que esses elementos produzem resultado é que fará com que as coisas aconteçam.

A fé é uma força irresistível imanente em você, no fundo, é a própria Força Divina existente em você. Essa força não age movida por aparatos exteriores, mas unicamente pelo seu pensamento. Lembre-se que acreditar é aceitar o seu pensamento como verdadeiro, quer ele seja, de fato, verdadeiro ou não.

Quando você acredita em alguma coisa o seu pensamento se dirige apenas nessa direção e então aciona o Poder Infinito que está dentro de você e o Poder Infinito cumpre. Então é o seu pensamento que se cria na sua mente a capacidade de realização.

PREMONIÇÕES
De Shakespeare: “o bem e o mal não existem, é o pensamento que os cria”.

A sugestão é uma força difícil de resistir, mas toda pessoa tem o poder de conduzir e reprogramar sua vida conforme o desejar. A criatura humana, pelo fato de ter liberdade e capacidade de novas opções a cada instante, pode, conseqüentemente, modificar qualquer premonição, por mais que aquilo lhe pareça verdadeiro.

No momento em que acreditamos em premonições estamos dando a outrem o poder de comandar nossa vida. Deixar-se influenciar é aceitar um comando dado por outra pessoa para reger nossa vida. E se você permitir que o seu subconsciente aceite, essa ordem vai realmente tornar-se realidade física.

Portanto, nunca dê a outrem um poder que é só seu. É você que deve conduzir sua vida conforme sua determinação e não se deixar subordinar pelos fatos aleatórios da vida. Se você acredita numa sugestão negativa dada por alguém, na verdade não é esse alguém que está prejudicando você, é você mesmo que, ao assumir uma sugestão estranha, adotou-a como sua, prejudicando-se.

Não acredite num destino fatalístico. Você pode modificar o destino a qualquer momento. Acredite que existe uma Sabedoria Infinita dentro de você e invoque-a sempre para que ela o conduza pelo melhor e para o melhor. Imagine-se transitando pela vida alegre e feliz e viva sua vida de forma maravilhosa. Exerça você mesmo esse poder e então estará acima das influências negativas.

Ore, com convicção absoluta, esta prece: “A Presença Infinita que está em mim e sabe tudo sobre todos me guia e me protege, então nada de ruim poderá acontecer-me”. Nunca se perturbe e faça com que a Sabedoria Infinita, que habita o seu íntimo, oriente você corretamente, na direção do amor, do sucesso, da felicidade e da vida.

Agora faça uma limpeza geral na sua mente. Destrua a ponte que o liga às influências negativas. Assuma você mesmo o comando do seu barco, pois ninguém quer mais bem a você do que você mesmo, portanto ninguém buscará com mais acerto o seu benefício do que você mesmo.

OS MEDOS
São pedaços da doença de outras pessoas que não podem se alojar dentro de nós. Seja você. Deixe-se guiar pela Sabedoria Infinita que está no seu íntimo e siga em frente de cabeça erguida, sem se intimidar com comentários destrutivos. Acreditar no nosso próprio pensamento é acreditar que temos, dentro de nós, a Sabedoria Infinita. É confiar nela.

Se há uma voz dentro de você, que gosta de você que quer seu sucesso e sua felicidade, é essa voz que você deve ouvir. Se desprezarmos aquele pensamento que é nosso, corremos o risco de ver, mais tarde, com magistral bom senso, precisamente aquilo que sempre pensamos e sentimos, e seremos forçados a receber de outrem, envergonhados, nossa própria opinião.
Deixe que os outros pensem como quiserem.

Apenas não permita que decidam num mundo que é apenas seu.

Não tenha medo de perder o amor. Quando duas pessoas se amam, são como duas metades que se juntam de forma tão unitária que ninguém pode separar, a não ser vocês mesmos. É só cultivar e o amor continuará até o fim dos tempos. Mas o mais importante é que você nunca perderá o amor em seu coração.

Se o seu amor se foi, saiba que você pode perder o amor do outro, mas jamais perderá o amor verdadeiro que habita seu coração. Este sempre existe em você, é inesgotável e tende, por sua própria essência, a encontrar a sua outra parte. Não se feche e não sufoque. É na liberdade que o amor mais se desenvolve.

Se você deseja ter um amor na vida, também é verdade que existe alguém que deseja amar uma pessoa exatamente como você. Você é como uma metade que está atraindo uma outra metade, cuja união e fusão formam uma unidade perfeita. Só o que você precisa fazer é atrair o seu amor para você o verdadeiro amor de sua vida.



Acione o seu radar. E assim tudo acontecerá.
Não tenha medo do fracasso. Ligue sua mente no sucesso e terá sucesso. O negócio que você abriu é outro e nada tem a ver com o anterior. Para você criar uma imagem positiva mais forte, fixe sua mente naquilo que realmente almeja. Amplie essa visão e dê muita luminosidade a ela.

Vá em frente com coragem, entusiasmo, dinamismo e inteligência. Ponha na cabeça que aquilo foi talhado para você e sinta-se uma pessoa bem-sucedida.
Aja como se já estivesse na posse daquilo que você almeja. Você é um vitorioso. O pensamento positivo atrai a realidade positiva.

Use suas energias para progredir e confie na Sabedoria Infinita que habita sua inteligência. Essa é uma nova mentalidade para encarar a vida de frente.

Não tenha medo de envelhecer. Tudo tem o seu encanto. À medida que os anos avançam, você passará a contemplar o mundo de um pedestal mais alto e, na medida em que diminuem os seus espaços exteriores, ampliam-se, consideravelmente, os seus espaços interiores. Então nada há para se perturbar.

Os valores mais fortes da vida, que mantêm uma pessoa vigorosa, sadia, jovem, produtiva, não envelhecem nunca. São o amor, a alegria, a paz de espírito, a bondade, a generosidade, a sabedoria, o poder mental, a felicidade, a lucidez e o ideal.

Você tem a idade dos seus pensamentos. Você só envelhecerá quando parar de sonhar.
A FORÇA DA SUGESTÃO EM SEU BENEFÍCIO
A corrente positiva e a negativa coexistem. Nada dá certo para quem está mergulhado na corrente negativa e tudo acontece para quem está envolto na corrente positiva. Por isso é necessário fazer uma reprogramação mental porque o homem é aquilo que pensa.

Pela auto-sugestão positiva você pode determinar que o seu subconsciente alcance o que você deseja. É no subconsciente que residem o Poder Infinito e a Sabedoria Infinita, que agem de acordo com as impressões recebidas de forma marcante e unívoca, transformando as ordens recebidas em realidade física.

Então a sugestão é uma força muito poderosa que deve ser utilizada em seu benefício. Ela pressiona o botão do subconsciente e o faz abrir as comportas do poder e da sabedoria.

Ela tem mais força do que a própria realidade e torna a mente subconsciente submissa, impotente para confrontar-se contra ela. É por isso que a sugestão pode curar e pode adoecer uma pessoa. Pode enriquecê-la e pode empobrecê-la. Pode erguê-la e pode rebaixá-la.

Um método simples e prático para trabalhar a auto-sugestão é a repetição: “Todos os dias, sob todos os pontos de vista, vou indo cada vez melhor em todos os sentidos”. Essa afirmação deve ser feita de olhos fechados, com sentimento e de forma que você possa ouvir as próprias palavras e disso convencer-se.

Os melhores momentos para esse exercício são à noite, deitado, quando você está querendo pegar no sono e de manhã, quando você recém acordou e ainda está em estado de sonolência. Faça a sua própria oração, pedindo tudo o que você deseja. Essa sugestão, repetida em momentos estratégicos, lhe dará resultados maravilhosos.

Quando a vontade e a imaginação estão em conflito é sempre a imaginação quem vence. E quando a vontade e a imaginação estão de acordo, multiplica-se o poder e a força tanto da vontade quanto da imaginação.
Então o uso da imaginação lhe auxilia a alcançar o que deseja. A imaginação sempre vence a vontade.

É por isso que lhe acontece na vida não tanto o que você quer que aconteça, como o que você imagina que vá acontecer.

A imaginação e a sugestão geram a realidade porque acionam o subconsciente nessa direção. Toda ordem que você manda para o subconsciente com determinação, ele trata de realizar.

Muitas vezes você se queixa de que não consegue as coisas que mentaliza, mas se esquece de que há uma dicotomia nos seus pensamentos. Se você se programa para um determinado lado, mas acha que está mentindo para si mesmo, está mantendo duas forças lutando dentro de si mesmo, cada uma querendo impor-se ao subconsciente.

Nesse caso, o que você deve fazer é optar racionalmente pelo caminho melhor e procurar impô-lo ao seu subconsciente pelo método da repetição, afastando a imagem negativa. Você já aprendeu que se mandar duas ordens conflitantes para o seu subconsciente ele tornará realidade aquele comando que estiver mais carregado de emoção, mesmo que essa emoção tenha origem no medo!

O PASSADO

Não adianta se amargurar recordando o passado porque ele não vai mais voltar. Isso é desperdício de energia que poderá ser aproveitada em outra nova empreitada. Também não queira antecipar o futuro porque vai igualmente desperdiçar energia.

A vida é hoje, é o presente, é o agora. Você é o que está vivendo agora, por isso é importante organizar-se de forma a sentir-se bem no presente.

O FUTURO
Para assegurar um futuro maravilhoso, basta viver o presente de maneira maravilhosa. Aquilo que você semeia hoje, irá colher amanhã. Plante o sucesso e colherá sucesso. Nada há de incerto no futuro porque ele é a resposta do seu presente.

Só cuide para semear no seu coração e na sua mente, sementes sadias e de alto astral porque o subconsciente não seleciona os pensamentos assim como a terra não seleciona as sementes que nela são jogadas. Nunca semeie fracasso. Viva o presente intensamente, com fé e confiança total. Se você acredita em si, seu futuro será um sucesso. Não cultive problemas.
Expulse-os da mente e eles desaparecerão.

Esqueça-os e eles ficarão na poeira da estrada. Negue-os e eles se evaporarão. Defina o que você quer da vida e siga por essa estrada. Você chegará lá com absoluta certeza. A mente subconsciente responde de forma infalível ao que for programado.

O PEDIDO E O ATENDIMENTO
Todo o que pedires ao Pai, em oração, crendo que haveis de alcançar, alcançareis. Trata-se de uma lei universal e, conseqüentemente, infalível como o são a lei da física da mecânica, da eletricidade, etc.

Isso vale para qualquer pedido: amor, saúde, paz interior, casa, carro riquezas, felicidade, harmonia, inteligência, memória, emprego, viagem, alegria, calma, segurança interior, coragem, sensibilidade, intrepidez, sucesso, etc.

Para tanto é necessário, antes de tudo, pedir. Pedir para que o Poder Infinito tenha definido, sabendo o que você quer realmente.

Isso porque Deus sabe o que é melhor para você, mas deu-lhe a liberdade para escolher. Também esse pedido tem de ser feito em estado de oração, portanto, ao pedir, recolha-se para dentro de si mesmo e procure descer às profundezas de sua mente para que sua oração chegue mais límpida.

Quanto mais profunda a sua concentração e mais passiva estiver a sua mente consciente, mais fortemente você gravará no subconsciente o seu pensamento. Como em estado de profundidade mental diminuem as reações contrárias da mente consciente, com mais facilidade e segurança você crê que vai alcançar o que pedir.

Este é um requisito para o atendimento: crer que, só pelo fato de pedir, já está sendo atendido. Crer é ter certeza.

Quando você duvida, está mandando duas ordens contrárias ao subconsciente: uma é a ordem daquilo que você deseja e pede e a outra é o sentimento hesitante de que talvez não seja atendido.

Quando você vai retirar o dinheiro do banco, basta preencher corretamente o cheque, ter crédito e entregar o cheque ao caixa, não é mesmo?
A partir daí você fica só esperando o dinheiro com a tranqüilidade e certeza absoluta de que o receberá. Pois é assim que deve fazer quando pedir algo ao Poder Infinito. Crie o sentimento de certeza de que, só pelo fato de pedir, será atendido.

Assim, livre de preocupações, de dúvidas, de medos, de incertezas e de ansiedades, você alcançará o que almeja.Toda oração é infalível.

O MUNDO A SEUS PÉS
Levante-se e ponha o mundo a seus pés. Comece desde agora a construir o seu mundo. Seja você o arquiteto e o engenheiro de sua vida. Você é uno com o Pai e nunca deve sentir-se como um verme rastejante. Sinta como é poderoso e livre! Seus anseios de amor e felicidade, seus desejos de viver em abundância e na saúde perfeita são normais e legítimos.

Este mundo cheio de belezas e riquezas foi criado também para você. Use a Força Divina e terá o mundo a seus pés. Use o Poder Infinito que está dentro de você e será um triunfador.

Use a Sabedoria Infinita que está em você e saberá chegar aonde deseja. Mergulhe na Presença Infinita e nada de mal poderá acontecer-lhe. Proclame, com vigor, para você mesmo: eu sou um vencedor. Assim é e assim será!

Tudo o que você determinar, com convicção, ao subconsciente, ele realiza. Aí está sua arma. À noite, ao entrar em estado de sonolência, repita, repita, repita: “eu estou em paz, estou alegre, dormirei um sono saudável e reparador e amanhã acordarei bem disposto, feliz e tranqüilo, em perfeita saúde física e mental”.

Está feita a sua programação. Faça assim todas as noites e o subconsciente aceitará a sugestão. Isso é assumir o comando da sua mente e não permitir que nenhum pensamento aventureiro lance mão de você. Comece a imaginar-se – a força da mente subconsciente é a imaginação – sorridente, alegre, calmo, bem humorado, vitorioso e em ótimo estado de saúde.

Agradeça a incrível aventura de estar vivo neste universo particular, saudando os filhos, os amigos, os familiares. Sinta-se uma pessoa agradável, benquista, admirada e querida por todos. Repita: bom-dia, bom-dia, bom-dia e levante-se em estado de vibração interior.

Vá até a janela, respire o ar puro do amanhecer e saúde o céu, os pássaros, as plantas,o sol ou a chuva e as pessoas que já estão circulando na rua.
Diante do espelho, sorria para si mesmo e diga que gosta muito de você. Fale da sua admiração pela sua coragem, pela sua valentia, pela sua honestidade. Cante, dance e seja uma pessoa admirável e bem sucedida.

Pronto, está gravado em você um novo padrão positivo de pensamento e de vida.
Recorra também à visualização. Visualize-se praticando aquilo que quer que aconteça. Quanto mais claro e vivamente puder imaginar os detalhes, mais profundamente experimentará aquela situação que está determinando à sua mente.

Relaxe os músculos e respire profundamente. Todos os grandes atletas de nível internacional e outras pessoas capazes de performances admiráveis são visualizadores.

Eles vêem, eles sentem, eles experimentam antes a situação que enfrentarão depois. Mas todos eles começam com um objetivo em mente. Crie uma “zona confortável” interna. Depois, quando você chegar diante da situação, já estará tão familiarizado com ela que vai sentir-se seguro para lidar com os fatos com maestria.

EXEMPLO DO LULA
Lula foi um homem que teve muitos fracassos. Perdeu quatro eleições e não se deixou intimidar porque tinha um sonho muito brilhante. Jogou todas as suas esperanças, todo o seu amor, toda a sua energia nesse sonho que sabia ser um sonho universal.

Ele acreditou com tanta convicção no seu próprio pensamento que sua crença conquistou adeptos e passou a ser nacional. Foi assim que o seu mais íntimo sonho passou a exteriorizar-se e o povo dele se apropriou, tornando-o seu também.

Lula desenvolveu uma familiaridade com a voz da sua mente e a palavra verdadeira que brotou do seu interior desprezou livros e doutrinas científicas, convencendo a nação do seu sonho. Foi tão forte o lampejo de luz que Lula fez resplandecer na sua mente que todos puderam enxergar aquele brilho.

Ele não desprezou seu próprio pensamento no confronto com os poderosos nem se sentiu fracassado diante das derrotas vividas. Extraiu delas a coragem e a experiência e assim fortaleceu-se para a campanha seguinte. Encarou as derrotas apenas como um episódio que continha a semente de um benefício maior.

Forjou seu caráter, aprimorou sua força interna e sorveu a sabedoria para lidar com as situações difíceis que podem surgir na vida de todos nós. Não se deixou abater porque acreditou que todos os caminhos o levariam definitivamente para o sucesso. E soube entrever que a distância entre o fracasso e o sucesso, entre a vitória e a derrota é mínima.

Às vezes é apenas um ponto, um voto. Tornou-se fácil, assim, sair da derrota e passar para a vitória.

O que se quer mostrar com isso é que se você hoje está na pior, não se julgue um derrotado, um incapaz, um pobre coitado, pois você está apenas a um passo dos homens de sucesso. Acredite na sua capacidade, na sua boa estrela, nos seus dons que emanam do Infinito.

Em realidade somos mais do que conhecemos de nós próprios. Siga em frente, portanto. As portas da riqueza e do sucesso continuam abertas para você porque a sua força está conectada à Inteligência Infinita.

Se até hoje você não foi bem, apague tudo e, a partir de agora começe a ser um vencedor, alinhando seus pensamentos de fé no sucesso, eletromagnetizados pelo entusiasmo e pela certeza da vitória.

O fracasso deve ser encarado de imediato como um fato passado. Ele foi apenas um requisito para você se aprimorar e alcançar o sucesso. Hoje já é outro dia e agora você deve sentir-se mergulhado na abundância, na riqueza e na plenitude. Não há carência para quem está mergulhado na presença de Deus, que é a Riqueza Infinita.

Ore todos os dias: Deus é meu sócio e agora estou progredindo maravilhosamente. Sou guiado divinamente nos negócios e a Riqueza Infinita me provê de tudo o que necessito para pagar minhas contas e prosperar largamente. Obrigado Meu Deus. Muito obrigado Senhor.

Em todo objetivo que tivermos em mente, é nosso entusiasmo que nos livrará do malogro. É a intensidade do nosso interesse por um resultado feliz que nos levará a alcançá-lo. Se quisermos ser ricos, seremos ricos.
Se quisermos ser felizes, seremos felizes. Todas as coisas nos são dadas de acordo com o nosso pensamento.

Ninguém é rico por sorte e ninguém é pobre por azar. E também não há ninguém que tenha alcançado essas coisas tendo desejado o contrário.

Só temos, então de querer essas coisas com todas as forças do nosso coração. A Mente Infinita atende a cada um conforme seus pensamentos.

Se você deseja alguma coisa, construa-a mentalmente, peça-a, acredite que já está recebendo e tudo acontecerá de acordo. Dê vida às suas idéias. Aguce a criatividade que existe em seu âmago e veja, por onde quer que passe, rios de fortuna jorrando em sua direção.

Amplie essa visão e dê-lhe força e muita luminosidade!
Para livrar-se da incerteza e da dúvida, medite e pergunte à Sabedoria Infinita se há alguma razão para não ter o que deseja.

Quando há perfeita interação entre o sujeito e o merecimento, entre a mente consciente e o subconsciente, há sintonia entre você e o Poder Supremo que habita seu íntimo e, nesse caso, infalivelmente, a oração é atendida porque você agora sabe que merece.

Deus só age em você por meio de você.

Quando a mente consciente duvida, tem medo, ela torna-se negativa e passa a ser causa de dano. Você precisa acalmá-la, ou adormecê-la, tornando-a passiva para que não crie obstáculos às ordens que você está mandando para o seu subconsciente.

Por isso há a necessidade de meditação
Procure, então relaxar a mente consciente, descontraindo seu corpo e concentrando-se profundamente no seu desejo. Acalme-se, solte-se bem, relaxe, feche os olhos e afirme, na sua mente, o quadro ideal daquilo que deseja ver realizado. Formule o pedido positivamente. Mantenha uma atitude serena, confiante e certa.

Não faça um pedido vago e indefinido. Peça especificamente o que deseja. Trace sua meta e deixe que o subconsciente providencie o meio para você chegar até lá. Tudo acontecerá conforme o seu desejo porque o Poder Infinito, que habita você, irá fazer com que as coisas aconteçam, acredite.
Mentalize constantemente até receber.

Você se sentirá impulsionado a dar os passos necessários para a concretização dos seus desejos. Mas na hora que você for chamado a agir, aja!

Sua meta reflete seu talento e seu sentido de missão. Uma meta eficaz concentra-se em resultados e não na atividade.

Ela estabelece onde você quer chegar e, durante o processo lhe ajuda a determinar onde está. É graças à sua meta que o seu subconsciente o impulsiona a agir para chegar até lá. Identifique os objetivos que deseja atingir e mova-se nessa direção.

Peça e mentalize quando estiver dominado por um desejo forte. Crie emoção e sentimento. A satisfação ou prazer que causará a obtenção do pedido têm muita força emocional.

Repita com freqüência, com sentimento e com persistência e busque conservar a imagem mental vívida em você. Você receberá infalivelmente o que pediu.

Saiba que o subconsciente reage melhor quando você estiver em relax. Quanto mais calma e passiva estiver a mente consciente na hora de formular o pedido, tanto melhor. E não se ponha a especular sobre o tempo que irá demorar para ser atendido. Você será atendido. Você será atendido!

Agora comece a agradecer. Diga: muito obrigado, Senhor, pois tu ouviste a minha oração. Tu sempre ouves o meu pedido. Estou sendo atendido em Teu nome e por isso Te sou imensamente grato.

Um momento muito valioso para você mentalizar aquilo que deseja é à noite, quando vai dormir. Coloque-se numa posição confortável, relaxe e fique visualizando na sua tela mental aquilo que deseja. Adormeça com a mente ligada nesses pensamentos.

O seu subconsciente, nessas horas, está mais receptivo e pode ser que você obtenha a resposta até em sonhos.

Mas qualquer outra posição de relax, em qualquer hora do dia, pode também ser empregada com muito proveito. É que o subconsciente não distingue entre a realidade e a imaginação e buscará criar condições para transformar a sua imaginação em realidade física.

O que você cria na mente, acontece no mundo dos fatos!
A MEDITAÇÃO
São quatro os estados de consciência: nível beta, nível alfa, nível teta e nível delta. O cérebro emite minúsculos impulsos eletroquímicos e a maior ou menor freqüência dessas pulsações ou ciclos é que vai determinar o seu estado de consciência.

Quanto mais elevada estiver a sua freqüência mental, menor será a sua capacidade. Quanto mais baixa a freqüência cerebral, maior a sua capacidade. Beta é o estado mental em que você se encontra agora. É o estado de vigília, é o estado máximo da mente consciente.

Representa, portanto, a mais alta ciclagem cerebral. Correspondendo a uma média de 21 ciclos por segundo.

O pânico, o susto, o nervosismo, a ansiedade podem, no entanto, elevar essa ciclagem até 60 ciclos ou mais. Observe que, quanto maior a sua freqüência cerebral, menor e a sua capacidade mental, a tal ponto de a freqüência máxima poder gerar um “branco total” na mente ou até mesmo paralisá-la. A aceleração da sua freqüência cerebral faz diminuir proporcionalmente a sua lucidez mental, bloqueando a sua inteligência.

E nessa ciclagem cerebral a mente não raciocina bem. É no relaxamento que a mente passa a funcionar melhor. Quando a pulsação cerebral se aproxima dos 21 ciclos volta a ser possível um raciocínio lógico e analítico.

Mas o ideal para o nosso trabalho é o estado de alfa. Entrar em alfa é descer ao estado de relax profundo, mantendo a mente e o corpo, através de técnicas adequadas, em paz, em calma, sem tensões físicas e emocionais.
Pode-se descer ao nível alfa não só através de relax profundo, como também pela meditação, pela contemplação, pela oração.

Nesse estágio, o ritmo cerebral se situa entre 7 e 14 ciclos por segundos. Nesse nível mais profundo, aumenta o campo da sua inteligência, da sua memória, da sua criatividade, da sua inspiração, da sua percepção sensorial e extra-sensorial e a sua intuição é mais aguda.

Toda programação mental que você fizer em nível alfa sensibilizará de modo efetivo o seu subconsciente, pois quanto mais profundamente gravar uma determinação ou desejo no subconsciente, mais rápido e fortemente ele cumpre.

O nível alfa é, portanto, o nível ideal para gravar profundamente

ENTRANDO EM NÍVEL ALFA
Pode-se recorrer a uma música calma, colocando-se numa posição bem confortável. Procure relaxar, respirando profundamente algumas vezes. Concentre sua atenção nas diversas partes do seu corpo e vá relaxando uma por uma.

Você estará relaxado se sentir, nessa parte, uma espécie de formigamento ou leveza, dando a impressão de que essa parte do corpo não existe. Vá da sola dos pés até o couro cabeludo, incluindo todos os órgãos internos. Sinta a mente leve, límpida, em paz e calma, sinta o coração iluminado e feliz, cheio de boas intenções positivas.

Saboreie uma perfeita interação entre sua mente, seu coração e seu corpo e sinta-se mais leve, leve como a flutuar num mundo maravilhoso e sinta a serenidade de um lago azulado. Relaxe mais e mais. Agora você está em condições de se programar, de mandar alguma ordem para o seu subconsciente, está em condições de estudar e resolver problemas.

O nível teta é ainda mais profundo e é o último nível que você atinge em estado de consciência. O ritmo cerebral fica entre 4 e 7 pulsos por segundo. É como se você estivesse em estado de sonolência, mas ainda está em consciência, embora em baixa freqüência.

Por sinal, quanto mais baixa é a freqüência em estado de consciência, maior é a energia mental.

Quanto mais diminui a fronteira entre a mente consciente e a mente subconsciente, mais você se aproxima da Sabedoria Infinita, do Eu Superior e da Mente Cósmica.

Aproveite, então, a hora em que vai dormir e deixe-se adormecer com o pensamento ligado naquilo que você deseja solucionar. Você obterá a resposta do subconsciente e essa resposta nunca pode ser errada.

O nível delta é o do sono. Nesse estado a mente consciente não atua. Mas você pode programar-se para sonhar a solução de um problema, para alcançar a resposta de uma questão e assim por diante.

Agora que você já tem asas, seja o senhor das alturas. Alce seu vôo e aventure-se pelos céus a fora. Voe bem alto, como uma águia. “Bom voyage, mon

Perigos na meditação:


Perigos na forma de Meditar. Enquanto a quantidade de formas que podem fazer com que um meditador se desvie do caminho são muitas, as mencionadas abaixo merecem atenção especial devido à sua ocorrência freqüente.

Primeiro, um perigo que nunca é demais enfatizar é a falta da motivação correta para a prática de meditação.

Ao descrever o Nobre Caminho Óctuplo, na sua seção de “sabedoria”, imediatamente em seguida ao entendimento (inicialmente) intelectual correto, vem a motivação (ou pensamento) correta, dessa forma enfatizando que as raízes emocionais por trás da prática do Caminho devem ser hábeis, esta motivação emocional pode ser adquirido com a prática de Bhakti Yoga, entregando o fruto de suas práticas ao Absoluto.



Aquelas conectadas com a renúncia (ausência de cobiça), amor bondade (ausência de raiva) e não violência são mencionadas.

Se alguém começar a praticar a meditação Budista sem o entendimento correto de dukkha (entenda-se sofrimento, embora o significado seja muito mais amplo) e a sua cessação e sem a motivação correta, então a meditação estará sujeita a seguir por caminhos completamente errados.

Existem aqueles, por exemplo, que iniciaram a prática de meditação como forma de obter poderes, para que pudessem facilmente influenciar ou hipnotizar os discípulos. Outros a viram como uma maneira rápida de obter tanto discípulos como riquezas. A fama também pode ser um motivo torpe.

Tudo isso tomado como motivação para a meditação, pode facilmente conduzir aquele que é descuidado à enfermidade e às vezes ao desequilíbrio mental. Não existe nada pior na meditação Budista, onde a própria experiência pessoal é de suma importância, do que um discípulo cru que se apresenta como um mestre. Isto obviamente conduz a um outro tipo de perigo – o orgulho, do qual existem várias formas.

Uma delas é o orgulho da pessoa que viu manifestações de luz durante a meditação e supõe que esse seja um sinal que antecede a absorção mental. Depois existe o orgulho daquele que toca uma absorção mental apenas por um instante e como resultado assume que se tornou um dos Nobres e isso pode ser um poderoso fator para convencer a si mesmo e até mesmo aos outros.

Pessoas comuns que se dedicam à meditação devem tomar cuidado com atitudes de exibição de virtudes superiores: “Eu faço o esforço, enquanto que você…” ou, “Eu medito todos os dias, enquanto que você…” O orgulho é um grande obstáculo a qualquer progresso e na medida que somente um Buda ou Arahant está totalmente livre disso, cada um deveria ter a atenção plena para manter o orgulho sob controle.

Relacionado a isso, existe o perigo para aquela pessoa que sempre está à procura do chamado progresso. Ela está segura que está fazendo “progresso” porque na meditação ela vê luzes, ouve sons, ou sente sensações estranhas.

Ela se torna cada vez mais fascinada por essas ocorrências à medida que o tempo passa e gradualmente se esquece de que começou com a aspiração de encontrar o caminho para a Iluminação. A sua “meditação” então degenera para visões e ocorrências estranhas, conduzindo-a para as esferas do ocultismo e da magia.

Não existe maneira mais segura do que esta para um meditador ficar confuso. A despeito de que tais manifestações possam ser fascinantes, elas devem ser eliminadas com vigor lançando-se mão da atenção plena, nunca permitindo que o pensamento discursivo a seu respeito surja e assim evitando essas distrações.

Entre as “visões” que podem ocorrer, quer sejam internas (produzidas pela própria mente) ou externas (produzidas por outros seres), alguns meditadores podem ter uma experiência atemorizante, tal como uma visão do próprio corpo reduzido a ossos ou inchado como um cadáver em decomposição.

Se ocorrer uma experiência dessas, ou outras semelhantes, a pessoa deve arrancar a mente da visão imediatamente, na hipótese de que ela não possua um mestre. Visões atemorizantes que algumas pessoa experimentam podem ser muito úteis se utilizadas da forma correta, mas sem a orientação de um mestre elas devem ser evitadas.

Um outro perigo é tentar meditar enquanto a pessoa ainda está insegura emocionalmente, desequilibrada ou imatura. Compreender o valor de ações meritórias ou habilidosas pode ser muito útil nesses casos.

Como o mérito purifica a mente, é uma base excelente para o desenvolvimento da mente e, ambos, a facilidade com que as absorções são alcançadas e a facilidade com que o insight surge estão até certo ponto na dependência do mérito.

Ações meritórias não são difíceis de serem encontradas na vida. Elas são o núcleo da boa vida Budista: donativos e generosidade, seguir os preceitos, ajudar e prestar serviços aos outros, reverência, ouvir o Dhamma de todo coração, fazer com que o entendimento do Dhamma seja correto, todas essas e muitas outras são ações meritórias que trazem a felicidade e maturidade emocional.

O Mérito, a pessoa deve se lembrar sempre, abre portas em todos os lugares. Cria possibilidades, gera oportunidades. Ter uma mente que está todo o tempo focado em realizar mérito é ter uma mente que poderá ser treinada no desenvolvimento das absorções e do insight.

Obviamente que tentar praticar a meditação e ao mesmo tempo continuar mantendo os antigos desejos, gostos e desgostos, é, no mínimo, dificultar o caminho, se não torná-lo perigoso.

A meditação implica em renúncia, e nenhuma prática terá êxito a não ser que a pessoa esteja, no mínimo, preparada para fazer esforços para refrear a cobiça e a raiva, controlar a luxúria e entender quando a delusão estiver obscurecendo o coração.

Até que ponto a renúncia é adotada e se isso envolve mudanças externas (tal como tornar-se um monge ou monja), depende muito da pessoa e das suas circunstâncias, mas uma coisa é certa: a renúncia interna, caracterizada pela atitude de desistência dos eventos mentais inábeis e prejudiciais e da entrega aos prazeres corporais, são absolutamente essenciais.

Com freqüência, conectado aos perigos acima, existe um outro que é encontrado quando uma pessoa, repentinamente, tem uma oportunidade para se dedicar a um período mais longo de meditação.

Ela senta com uma firme resolução, “Agora irei meditar”, e apesar da sua energia nunca ter estado tão boa e apesar de ela sentar e sentar, caminhar e caminhar, ainda assim a sua mente continua perturbada e sem paz. Pode muito bem ser que o seu intenso esforço tenha muito a ver com as suas distrações. Além disso, ela tem que aprender que é necessário meditar conhecendo as limitações do seu caráter.

Da mesma forma como um trabalhador conhece os limites da sua força e toma cuidado para não se exaurir, o mesmo cuidado possui o meditador habilidoso. Através da atenção plena a pessoa deve saber quais são os extremos da preguiça e do esforço que devem ser evitados [é preciso encontrar O Caminho do Meio, também conhecido como O Quarto Caminho].

É provocando tensão ou forçando a prática da meditação que muitos estados emocionais perturbados surgem. Explosões repentinas de raiva intensa por questões insignificantes, desejos e luxúria intensos, desilusões estranhas e fantasias ainda mais peculiares podem ser produzidas pela prática árdua sem inteligência.

Com todos esses perigos, o que mais se necessita é um mestre para dar conselhos [“o mestre aparece quando o discípulo está pronto”], de forma que essas e outras direções erradas sejam evitadas e a pessoa se mantenha no caminho para Nibbana.

Aqueles que não possuem um mestre deveriam prosseguir com o máximo de cautela [mas ainda assim praticar], assegurando que o desenvolvimento da atenção plena seja realmente muito bom.

Se tiverem atenção plena e virem que apesar dos seus esforços, a sua prática de meditação não está produzindo nenhuma diferença efetiva nas suas vidas em termos de uma maior paz interior, ou externamente em relação aos outros,então é evidente que algo está errado.

A meditação pode ser deixada de lado durante algum tempo enquanto se faz um esforço ara contatar uma fonte de informação genuína, de preferência um mestre de meditação, enquanto isso, deve-se atentar para problemas morais não resolvidos, pois até que eles sejam solucionados não permitirão que a mente se desenvolva; e fazer um grande esforço para viver de acordo com os padrões Budistas.

Quando assuntos tão básicos desse tipo são negligenciados, a pessoa não pode esperar realizar muito progresso na prática do Caminho do Meio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores